Quaresmeira, a Árvore da Renovação.

A partir do mês de dezembro as matas e as cidades da região Sudeste e da Bahia se mostram nos tons das cores lilás, rosa e roxo. Uma beleza que vai durar até o final deste mês de março, início de abril. É a Quaresmeira florescendo e trazendo com ela, o espírito de renovação de um novo ano de muita esperança e renascimento.

Tem esse significado também, além do seu nome, por seu florescimento coincidir com os meses da Quaresma (prática cristã que designa o período de quarenta dias que antecedem o domingo de Páscoa) e por suas flores nos tons roxo (que remetem às vestimentas da religião católica).

Tipicamente brasileira, faz parte de uma lista de árvores ideais para a arborização urbana: pequeno porte, raízes não agressivas que possam prejudicar estruturas subterrâneas, boa sombra, além de muito bonita quando em flor.

Árvore nova, máximo 5 anos, com muita flor!

Árvore nova, máximo 5 anos, com muita flor!

A colheita das sementes é feita a partir do final do mês de abril até maio e, de junho até agosto. A germinação é considerada baixa, por isso e por serem muito pequenas o nosso Kit Sementes de Quaresmeira acompanha o pequeno fruto, que contém dezenas de sementes, que se assemelham à grãos de areia, de tão minúsculas.

Quaresmeira rosa, detalhes das flores.

Quaresmeira rosa, detalhes das flores.

Quaresmeira Roxa, detalhe das flores.

Quaresmeira Roxa, detalhe das flores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É possível ver  nas duas fotos as tonalidades diferentes da Quaresmeira, sendo a cor roxa mais comum.

 

 

 

 

 

 

Deve-se ter cuidado para fazer germinar as minúsculas sementes da Quaresmeira. Por isso, descrevemos algumas dicas importantes: as sementes devem ser polvilhadas na terra adubada contendo material orgânico. Cobrir levemente as sementes com este mesmo substrato, de preferência peneirado. O local deve ser sombreado até a germinação e regar com muita delicadeza para não arrancar as sementes com a irrigação. O ideal para proteger as sementes neste momento, é cobrir a área com saco de estopa, que deverá ser retirado quando iniciar a germinação.

Bom plantio e toda a renovação que esta bela árvore possa lhe trazer!


 

Ficha técnica:

Nome científico: Tibouchina granulosa

Família: Melastomaceae

Nomes populares: Quaresmeira, Quaresma, Flor-de-quaresma, Quaresmeira-roxa.

Ocorrência: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, principalmente na Mata Atlântica.

Altura: de 8 a 12 metros

Florescimento: 2 vezes ao ano, de junho a agosto e de dezembro a março, sendo esta última mais abundante.

Fruto: em forma de uma pequena taça de cor marrom (0,7 cm de diâmetro aproximadamente).

Sementes: liberação a partir do mês de abril até maio e, final de junho até agosto. Muito pequena, semelhante a um grão de areia, com 1 mm de comprimento.

Madeira: dura e moderadamente pesada, tem baixa durabilidade quando exposta ao tempo.


 

Fonte de pesquisa:

Lorenzi, Harri, 1949 – Árvores Brasileiras: manual de identificação cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil / Harri Lorenzi. — Nova Odessa, SP: Editora Pantarum, 1992. p. 237.

 

 

Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>