Saiba mais sobre a Flor de Amaryllis

Abaixo, disponibilizo algumas informações sobre a bela flor Amaryllis:

NOMES CIENTÍFICOS: existem entre 70 e 80 espécies de açucena (no Brasil são cerca de 40). Alguns exemplos: Hippeastrum glaucescens, de flores verdes e retículas avermelhadas, é uma das mais comuns no Brasil, vegetando da Bahia ao Rio Grande do Sul; Hippeastrum aulicum, com flores vermelho intenso, é uma epífita, que pode ser vista nas matas úmidas do Sudeste; e Hippeastrum stylosum, de flores salmão, aparece na região da caatinga.

NOMES POPULARES: cebola-brava, cebola berrante, flor-de-trovão e amarílis (este último é mais utilizado na Europa e também se refere a um grupo de plantas africanas).

CLASSIFICAÇÃO: pertencem à família das amarilidáceas. Hippeastrum é o gênero das espécies encontradas no Brasil, chamadas de açucenas. Na África, há espécies do gênero Amaryllis, que há séculos são conhecidas como amarílis (depois os Hippeastrum também ficaram conhecidos como amarílis pois se assemelham a estes). A diferença principal entre os dois gêneros é que no americano a haste é oca e no africano é cheia.

HABITAT: os mais variados possíveis, de regiões semi-áridas a florestas úmidas, passando por campos de altitude e brejos.

DISTRIBUIÇÃO: em toda a América do Sul e Central. No extremo sul do continente é bem rara. Os locais onde ocorrem mais espécies (não necessariamente mais exemplares) são da Bahia a São Paulo, no Brasil; e na região andina do Peru e da Bolívia.

CARACTERÍSTICAS: plantas perenes com bulbo (cebola), folhas retas e uma ou mais hastes onde aparecem geralmente de duas a quatro flores (esse número pode ir de 1 a 12). As flores são quase sempre vermelho-alaranjadas, variando para o branco, o esverdeado e o rosa.

VARIEDADES: todo ano surgem novos híbridos de açucena (já existem mais de 300). Há também aqueles tradicionais, que nunca saem de moda. Os principais são orange souvereign (laranja), red lion (vermelho) e apple blossum (rosa).

DESENVOLVIMENTO: há duas fases na vida das açucenas: imatura e madura. A primeira começa com a germinação das sementes, prosseguindo com o desenvolvimento do bulbo e o crescimento das folhas. A segunda caracteriza-se por períodos regulares de florescimento.

LIVRO CONSULTADO: The Amaryllis Manual (O Manual das Amarílis), de Hamilton P. Traub.

Consultores: André Boersen, produtor de amaryllis em Holambra, SP e Julie Dutilh, pesquisadora do Departamento de Botânica da Faculdade de Biologia da Unicamp, Campinas, SP.

  1. Ligia Rovere’s avatar

    Ganhei um kit da natureza com Vida com a Flor de Amaryllis já faz 2 anos!
    Além de ser uma surpresa, pois a flor cresce super rápido, e é super fácil plantar, toda primavera recebo um presente novo, lindas flores de Amaryllis!!!
    Não tem presente mais especial e mais verde!

    Bjos!

  2. luiza’s avatar

    eu tenho uma cebola-brava amaryllis adiquirido em holambra propiamente da terra viva o vermelho e lindo espero adiquiri outras cores pois se trata de uma flor muito bela

  3. carmen’s avatar

    eu ganhei uma amaryllis,mas nao pensei que fosse tao linda.achei que era uma cebola……nossa que cebola mas bonita

  4. janaina’s avatar

    tenho varias cores de amaryllis,mas gostaria de comprar outra que não encontro por aqui.ex.amarela ,pintadinha,uma que parece verde com marrom e outras.gostaria de saber se voces tem essas cores e como posso comprar?obrigada espero sua resposta.

  5. Jose Luiz’s avatar

    Bom texto mas faltou a informação que eu mais procurava, época de floração dos bulbos depois de plantados, em quais meses eles costumam florir. Abraços.

  6. Liliane’s avatar

    Olá José Luiz. Os bulbos comercializados, que você encontra em lojas especializadas normalmente florescem de 15 a 20 dias depois de plantados. Mas na natureza, aqui no Brasil, eles florescem uma vez ao ano, entre os meses de agosto a dezembro.

    Atenciosamente,
    Liliane

  7. leonice’s avatar

    Ola pessoal! Essa flor é muito linda e fácil de cultivar.Adquiri 2 “jumbo bulbos” pela primeira vez no aeroporto de Shiphol,em Amsterdam.E levei para a Alemanha,depois dei para minha amiga brasileira q mora na Europa,a flor dela é magestosa! Essa flor é sul americana mas na Hollanda foi feita muitos híbridos dela e existe muitos tipos dela.Tem até uma q se chama amaryllis Samba!Tem outra que se chama”amigo” e ainda outra q se chama “rapido”.Ah,lá tem as duplas,lindas demais !são as “double dragon”,double record”,double dream”,”ice queen”,”flamin peacock”,lady jane” e outras,coloquem no goole imagens.. eu lamento,já fiz de tudo para adquirir elas no Brasil mas não existem.Mas os bulbos são produzidos no estado de Goias q exporta p. a Holanda e de lá são distribuidos para Eua e restante do mundo.Aqui em Porto Alegre vc pode comprar bulbos no supermercado Nacional,tem umas 7 espécies,mas nada como os duplos q existem na Europa.Atualmente estou tentando reproduzir os bulbos,tamanho é meu fascínio pela planta.Assisti no y-tube( americano),q se estereliza a faca e corta o bulbo em 4 partes e os merulha num fungicida(se adquire em aropecuárias) depois se ferve areia (p. esterelizar,deixa esfriar bem) e depois se coloca se enterra 2/3nesta areia(q é um ótimo enraizador).Assim,li e q vai nascer bulbinhos ao redor do pedaço dos bulbos e de um bulbo surem vários.Estou torcendo para ver os resultados.
    ah,depois da floração se deve colocar a flor num local onde ela pega muito sol para ela armazenar energias p. a prox. floração.Se deve tbém colocar um adubo um vez por mes para nutrir a planta,pois assim vc vai tratar bem a planta e essa te dara flores maiores ainda.Abraços.

  8. Bárbara’s avatar

    Olá comprei uma muda (um bulbo) e colequei no chão. Fiz certo?

  9. Mell’s avatar

    Ganhei uma amarilis a um mês. Ela estava com 4flores belíssima depois nasceu uma aste com mais 6 flores que foram nascendo uma, uma, fiquei apaixonada por essa flor pretendo cultivar outras cores.

  10. ligia tavares’s avatar

    Ofereceram-me uma flor amaryllis vermelha vem numa jarro com o caule destro de água, é linda, não sei nada acerta desta flor, como deve ser cuidada, se tem uma duração longa ou não, enfim gostava que me dessem conselhos para cuidar desta flor, informações para o mail ligiatavares@sapo.pt
    Obrigado

  11. Isabel’s avatar

    Olá
    Vivo em Angola, na cidade do Lubango.
    Uma amiga ofereceu-me uma amaryllis vermelha e uma riscada ( vermelha e branca) e eu achei que eram as únicas cores existentes. Depois descobri as de cor branca e rosa e também consegui bulbos dessas cores. Ao longo do tempo fui verificando que existem inúmeras cores e tipos (simples e dobradas). Já tenho imensas ( cerca de 40) e vou pesquisando cada vez mais e adquirindo novas cores e variedades.
    Sou apaixonada pela flor Amaryllis

Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>